FORMAÇÃO

ITA forma mais de 250 estudantes na Pós-graduação Stricto Sensu

No evento, ainda, houve homenagem póstuma a um dos precursores do curso de Guerra Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO)
Publicada em: 29/06/2023 11:54
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

Na sexta-feira (23/06), foi realizada a formatura dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no auditório Francisco Antônio Lacaz Netto, localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP). Na ocasião, foram entregues diplomas para mais de 250 estudantes.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Também estiveram presentes o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino e o paraninfo da turma, o CEO da empresa Embraer-X, Daniel Moczydlower, além de demais autoridades civis e militares.

Durante o seu discurso aos alunos, o paraninfo comentou sobre a importância da possibilidade de acesso a um ensino de excelência e tradição, conforme é oferecido pelo ITA. “Do alto do conhecimento conquistado e imbuído de suas responsabilidades, sem nunca se esquecerem de sua humildade e vulnerabilidade, desejo que façam sábias escolhas sobre como usar da melhor maneira e em prol do nosso país, o tempo que lhes for concedido. Que sejam escolhas felizes e todos nós possamos continuar nos orgulhando”, pontuou Daniel Moczydlower.

Na solenidade, foram entregues diplomas em níveis de doutorado, mestrado e mestrado profissional nos cursos de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais, Física e Pesquisa Operacional, além do curso de Guerra Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO).

O Reitor do ITA aproveitou o momento para incentivar os novos pós-graduados. “Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior e a Elsevier, empresa editorial holandesa, deram ao ITA o primeiro lugar no ranking nacional de universidades com publicações científicas industriais, o que mostra a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo Instituto”, afirmou.

O Diretor-Geral do DCTA parabenizou a nova turma após a conclusão dos cursos. “O acesso ao conhecimento que vocês tiveram os capacita para atuarem frente aos desafios futuros da Força Aérea Brasileira (FAB) e do nosso país. São vocês quem encontrarão tecnologias cada vez mais disruptivas e transformadoras, que irão contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, completou.

Homenagem

A cerimônia de formatura também foi marcada pela homenagem ao Professor Doutor José Edimar Barbosa Oliveira, que faleceu no dia 26 de abril. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) em 1976, o Professor Edimar cursou o mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação no ITA em 1979. Atuava como professor do Instituto, sendo conhecido por ser um dos precursores do PPGAO.

Uma homenagem foi entregue pelo Reitor do ITA à família do professor. “Fiquei muito feliz em ver o reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo meu pai. São muitas vidas que foram transformadas, algo que, muitas vezes, a gente não tem a consciência, mas a verdade é que o conhecimento muda a nossa realidade. Ver como meu pai conseguiu contribuir para isso é um legado que fica não só para o ITA, mas também para a nossa família”, finalizou Raquel Carvalho Oliveira, filha do homenageado.

Fotos: Cabo J. Alves / DCTA